quinta-feira, 31 de março de 2011

Telejornais cariocas estreiam estúdio panorâmico nesta segunda, dia 4

A partir desta segunda-feira, dia 4 de abril, os telejornais locais do Rio de Janeiro ganham um novo cenário: a cidade maravilhosa. O Bom Dia Rio e o RJTV 1ª e 2ª edições serão ancorados de um estúdio panorâmico de vidro localizado na cobertura da sede da Rede Globo, no bairro do Jardim Botânico. Com mais de 180 graus de visibilidade, do estúdio é possível ver alguns dos principais pontos turísticos do Rio, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, as ilhas Cagarras, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o parque Jardim Botânico, o Jóquei Clube, o morro Dois Irmãos e as praias de Ipanema e Leblon. Diretor regional de jornalismo da Rede Globo, Erick Brêtas explica o conceito do estúdio:

- Nada melhor para falar da nossa cidade do que ter a própria cidade como cenário. Neste novo estúdio, estaremos ainda mais integrados com o Rio de Janeiro.

Além da bancada, compõem o cenário um set de entrevistas para receber convidados e monitores que trarão links, interatividade e gráficos. Para não atrapalhar a vista panorâmica, os monitores têm um sistema de retração por controle remoto. O novo estúdio conta com iluminação em LED e vidros especiais importados para equilibrar a iluminação interna com a luz natural. Dois filtros também ajudam nesse equilíbrio e são acionados automaticamente de acordo com as necessidades de cada dia e horário. Com quatro câmeras HD, o estúdio já está preparado para a migração do jornalismo da Rede Globo para as transmissões em alta definição. A comunicação com a sala de controle de produção é feita por meio de fibra ótica, já que os pontos estão distantes 250 metros.

Novo formato do Bom Dia Rio

Além de ganhar um novo cenário, o Bom Dia Rio entra no ar na segunda-feira, dia 4, com um novo formato. A apresentadora Ana Luiza Guimarães terá muito mais mobilidade e passará a se movimentar pelo estúdio, revezando entre a bancada e a novo set de entrevistas. O telejornal ganha o reforço de um time de comentaristas, que a cada dia vai debater um tema específico e dar dicas aos telespectadores. Às segundas-feiras, o tema é emprego e diferentes convidados serão recebidos no estúdio; às terças, Andrea Ramal, mestre e doutora pela PUC-Rio, discute educação; a saúde do idoso é o assunto das quartas, que terá a participação do médico Luis Fernando Correia; às quintas, o economista Sérgio Besserman traz informações sobre sustentabilidade e meio ambiente; e, às sextas-feiras, a jornalista Flávia Oliveira fala de finanças pessoais e economia doméstica.

Nenhum comentário: