quinta-feira, 31 de março de 2011

Cinema Nacional: Andréa Beltrão protagoniza Verônica nesta quinta, 31

Aos quarenta e poucos anos, Verônica (Andréa Beltrão) vive um impasse. Após vinte anos dando aulas na rede municipal de ensino, exausta e sem paciência, ela não consegue mais nem se encantar com os alunos – como no início da profissão. Esta é a história que dá início ao filme "Verônica" (2008) que a Rede Globo exibe em HD (alta definição) no Cinema Nacional desta quinta-feira, dia 31, às 22h30, logo após Insensato Coração.

Um dia, na escola em que trabalha, Verônica percebe que ninguém veio buscar Leandro (Matheus de Sá), de oito anos. Já é tarde da noite quando a professora decide levar o menino até a casa da família. Ao chegar na favela, encontram a polícia e muito tumulto. Traficantes mataram os pais de Leandro e estão atrás dele. Sem coragem de deixa-lo à própria sorte, Verônica foge com o menino.

Ela quer escondê-lo e, para isto, pede ajuda: primeira procura Paulo (Marco Ricca), ex-marido e policial, depois vai até Selma (Andréa Dantas) e Aline (Patrícia Selonik), colegas e professoras. Quanto mais tenta, menos sabe em quem confiar. De um lado, estão os traficantes, do outro a banda podre da polícia. Se quiser sobreviver, a professora não pode seguir regras ou procurar a lei. Mas qualquer decisão que tome não garante que seus problemas acabem.

Enquanto isso, Leandro não sabe porque está correndo de um lado para o outro e quer ver os pais. Verônica sente que, quanto mais foge, mais penetra em um mundo próximo da sua realidade mas imensamente distante do que deseja! No entanto, ao tentar superar sua resistência diante de uma criança que não é sua e conquistar a confiança de Leandro para manter os dois a salvo, Verônica encontra uma nova maneira de viver.

Nenhum comentário: