domingo, 23 de maio de 2010

Sessão de Gala: Tudo Pela Vida traz o drama de uma estrela no domingo, 23

Após sofrer um acidente, uma estrela de novelas fica paraplégica e perde o interesse pelas coisas, até encontrar o apoio de uma enfermeira em "Tudo Pela Vida" (2002), filme que a Rede Globo exibe na madrugada deste domingo para segunda, dia 23, às 2h15, logo após Domingo Maior.

Após sofrer um acidente e ficar paraplégica, a estrela de novelas Mary Alice Culhane (Mary McDonell) resolve voltar para casa em que cresceu, nos pântanos da Lousiana. Lá, a atriz perde o interesse pelas coisas, fica amarga, bebe muito e maltrata as enfermeiras. Após muitas tentativas, o serviço avisa que a temperamental Chantelle (Alfre Woodard) será a última enfermeira que tentará cuidar de Mary Alice. Apesar das brigas, as duas se tornam grandes amigas e, mutuamente, se ajudam a curar profundas feridas.

Em 1993, o longa foi indicado ao oscar de melhor atriz com Mary McDonell e de melhor roteiro com John Sayles.

Will Smith luta contra robôs em Eu, Robô neste domingo, dia 23

O filme “Eu, Robô” (2004), que a Rede Globo exibe em HD (alta definição), no Domingo Maior da madrugada de domingo, 23, para segunda, às 00h20, logo após Passaporte África, se passa no ano de 2035, quando a existência de robôs é algo corriqueira e as máquinas são utilizadas constantemente como empregados e assistentes dos humanos.

Os robôs possuem um código de programação chamado “lei dos robóticos”, que os impede de fazer o mal aos seres humanos. Mas quando um assassinato é cometido e o principal suspeito é um robô, essa lei parece ter sido quebrada e pode permitir que eles dominem o planeta. Para desvendar este mistério e impedir uma catástrofe, o detetive Del Spooner (Will Smith) - que nunca confiou plenamente nos robôs - é chamado, começando assim uma perseguição sem fim às máquinas.

"Eu, Robô" (2004) teve orçamento estimado de US$ 120 milhões e arrecadou mais de US$ 52 milhões na semana de estreia os Estados Unidos. Em 2005, o longa foi indicado ao Oscar de melhor efeitos visuais.

Entrevista: Osmar Prado já correu de moto a 270km/h na pista de Interlagos

Combinamos com o Osmar Prado de fazer uma entrevista na casa dele e chegamos com uma hora de atraso por conta de um atípico dia de trânsito no Rio de Janeiro. Ele sorriu como quem aconselha um incauto: “estava de carro, né? Se fosse de moto, não atrasaria”. E logo logo você percebe a paixão do ator pelas máquinas de duas rodas: prateleiras com capacetes dividem espaço nobre na sala com fotos de vários papéis marcantes no teatro, cinema e TV. No papo a seguir, Osmar dá conselhos a atores iniciantes e compartilha histórias bacanas, como a vez em que jogou com o genial Mané Garrincha para uma novela. E recorda de um diálogo improvisado em Sinhá Moça para responder a uma suposta futrica entre ele e o mestre Chico Anysio – que o próprio Osmar se declara admirador.

Dos trabalhos que você fez na Globo, houve até um jogador de futebol na novela Bandeira 2. É verdade que você contou com ajuda de Mané Garrincha para este papel?
Osmar Prado - Eu pedi lá no Olaria [tradicional time suburbano do Rio de Janeiro] para treinar no juvenil. Eu entrava no treino dos juvenis para poder gravar as cenas da novela. E foi até muito engraçado: fui ver a edição de um gol que fiz e o editor estava cortando tudo. Falei "Pô, cara, você vai cortar tudo?" Era o Bily, filho da Dalva de Oliveira, meu amigo: "Nós conduzimos uma bola da intermediária até a área do adversário, o cara cruzou, eu entrei de cabeça e fiz o gol e tu vai cortar, só vai deixar a cabeçada? De jeito nenhum" [gargalhadas]. Aí ele reeditou e colocou cada etapa da jogada. E o Mané Garrincha, nesta ocasião, até teve uma participação na novela me dando cobertura técnica. Por exemplo, se precisasse só dar uma cabeçada, ele cruzava para mim na área. E era admirável a precisão com que ele lançava a bola onde quisesse. Ele estava encerrando carreira no Olaria. Nós fizemos um jogo histórico, envolvendo artistas, em Goiânia, e tivemos o Félix no gol, o Nilton Santos no meio de campo e Mané Garrincha na ponta direita. Ganhamos de 3 a 1. Tive a honra de jogar com eles.

Você admira o espetáculo do futebol. Mas as motos é que são o seu hobby?
Osmar Prado - Eu não tenho hobbies. Motociclismo para mim é meio de locomoção. Como eu ando de moto há muitos anos, comecei com meu pai na década de 1950, eu também me interessei em saber como funciona. Para fazer alguns reparos eu mesmo, aqui na minha casa. O tanque da minha moto, por exemplo, está lá [aponta para a garagem]. Está desmontado por mim esperando a chegada da peça para eu colocá-lo de volta.

É verdade que você começou a carreira ainda criança, na TV Paulista, que depois foi comprada pela TV Globo?
Osmar Prado
- Fui levado por uma tia, que era irmã da minha mãe e a ajudou a criar os filhos, para uma escola de arte dramática. Na verdade, não era escola. Era um treinamento regimental a figurantes. Foi onde eu fiz minha primeira participação no filme do Anselmo Duarte fazendo figuração. Mas acabou que não fiz só figuração. Eu tive uma cena. Dali surgiram oportunidade de fazer um teste na televisão. Trabalhei oito anos com Líbero Miguel, que veio a ser diretor da primeira novela da Rede Globo, Ilusões Pedidas, da qual eu participei. Mas [também] trabalhei oito anos na TV Paulista, canal 5, em São Paulo. As únicas emissoras [na época] eram Tupi, Record e Paulista, que virou Globo depois. Sou pioneiro. Eu sou da televisão ao vivo.

Época de teleteatro...
Osmar Prado - É, teledrama...

Existiram mesmo aquelas histórias de improvisos loucos na TV ao vivo?
Osmar Prado - Sim, não podia errar. Não tinha tape. Era uma espécie de teatro. Existem histórias fascinantes. Daria um livro isso daí. Eu desenvolvi, desde cedo, uma capacidade de sair dessas situações muito grande. Ainda hoje ajudo colegas, não só no teatro, como na televisão. De improviso, me vem à cabeça a solução.

Você está em cartaz agora.
Osmar Prado - Estou em cartaz no Teatro Poeira [Rio de Janeiro], com Colapso.

Até quando vai estar em cartaz?
Osmar Prado - 30 de maio, com possibilidade de prorrogação. Está indo bem. Tem direção e autoria de Hamilton Vaz Pereira.

"Na TV você se habitua a essa comodidade de poder errar, voltar e repetir. Isso não funciona quando você vai para o teatro"

O que você lembra da sua primeira novela da TV Globo? Não tinha Projac, a tecnologia era mais simples...
Osmar Prado - Ilusões Perdidas? Foi gravada no Jardim Botânico. Nós entrávamos por volta de meio-dia e saímos quatro horas da manhã. Tinha que gravar um capítulo seguido por vez. Se você errasse a cena no final, tinha que fazer toda ela de novo. Hoje em dia você pode gravar fala a fala. Eu acho que a tecnologia evoluiu, é mais simples você fazer [TV]. Só que ela criou também, para quem se dedica só à TV, um grave problema [para o ator], porque você se habitua a essa comodidade de poder errar, voltar e repetir. Isso não funciona quando você vai para o teatro... Quem sabe faz ao vivo, como diz o Faustão.

Você acha que é um alerta para as gerações novas de atores?
Osmar Prado – Ah, eu acho. É um alerta porque imobiliza.

Que dificuldade, por exemplo, um ator que só faz teatro teria ao encarar a televisão?
Osmar Prado - A urgência como se realiza o trabalho na televisão dificulta. [No teatro] o cara que está acostumado a fazer um processo. Você parte da leitura, vai da leitura para discussão em grupo, vai para a releitura, depois você começa a movimentar o corpo com esse personagem [...]. Na televisão você já chega e faz. Eu, por exemplo, tenho tanta experiência que estudo na minha casa e já visualizo a potencialidade da cena quando eu chego para gravar. Como quando [o trabalho] é com um diretor criativo, como agora que eu estou gravando com o Wolf [Maya]... Então ele só me dá a marcação, da marcação eu já criei em cima e ele nem falou mais nada. Ele deixou comigo porque já sabia que eu trouxe para ele uma criação e ele fez, como diretor, a viabilização disso. Não me acomodo nunca.

Que parcerias você guarda com carinho de trabalhos feitos na TV?
Osmar Prado - Ah, eu tenho inúmeras. O [Marcos] Schechtman, por exemplo, que é um amor de pessoa.

Trabalharam juntos agora pouco em Caminho das Índias, né?
Osmar Prado – Isso. O próprio Wolf Maya, que é um diretor de teatro. Ele conhece bem a ansiedade e as inseguranças do ator. Estou trabalhando com ele agora [em uma próxima série da Globo]. Gosto também do Papinha, o Rogério Gomes: fizemos Sinhá Moça, que foi maravilhoso.

A reapresentação está fazendo sucesso.
Osmar Prado - Uma homenagem que eu presto ao Papinha é pela coragem. Houve um entrevero entre mim e o Chico Anysio em uma das gravações. Coisa normal, que terminou logo em seguida, e a gente se abraçou. A imprensa quis fazer uma fofoca, falou que foi barraco, quiseram fazer uma coisa maior do que era. Nem Chico nem eu falamos nada [após a publicação], ficamos calados. Aí, no dia em que teve uma reunião dos barões [interpretados por ambos na novela] no escritório do meu personagem, eu disse “Senhor Everaldo [personagem de Chico], é uma honra recebê-lo em minha casa. Isto prova que nunca houve, e nem haverá, desentendimentos entre nós”. E ele respondeu: “Mas o povo inventa, barão. O povo inventa”. E aí nos cumprimentamos. E o Papinha comprou essa briga conosco e deixou a cena ir ao ar. Imagina, eu vou brigar com o Chico Anysio? Brigar com Chico Anysio é brigar com os deuses do teatro, né? Agora, em todo e qualquer elenco, seja de teatro e televisão, sempre há desentendimentos, porque as sensibilidades estão afloradas. Os problemas não são os desentendimentos, são os desdobramentos dos desentendimentos. Mas que geralmente resultam em fortalecimentos de amizades. Isso é o que tem que ser.

Quais foram seus papéis na TV, em termos de recepção do público, que fizeram a galera ir falar mais contigo na rua?
Osmar Prado - O Tabaco [de Roda de Fogo] e o Tião Galinha [de Renascer]. O Tião Galinha foi uma coisa linda porque era o porta-voz do autor. Benedito [Rui Barbosa] queria falar sobre a injustiça social, dos trabalhadores que saem do campo, que saem do Nordeste para vir para os grandes centros morrer de fome.

Como é sua vida online? Você tem Twitter, por exemplo?
Osmar Prado - Não, sou analfabeto digital [risos]. As minhas filhas até me cobram isso. Eu vejo e-mails, transmito mensagens, busco alguma coisa que eu queira ver no Youtube, mas não tenho Twitter.

Acha que a internet pode ser bem usada por um ator no trabalho?
Osmar Prado - É fascinante. O que você quiser, você entra e encontra na rede. Às vezes, eu quero ver uma interpretação de uma determinada música que eu estou estudando. Inclusive está por aí essa minha corrida [de moto] que eu fiz [em Interlagos]. Quando eu falo que participei de uma corrida em Interlagos e o sujeito não acredita, eu mando então ele conectar [risos]. E estou eu lá, a 270 km/h, na pista de Interlagos.

Quando começou essa sua paixão por moto?
Osmar Prado - Ah, começou aqui ó, esse aqui sou eu [aponta para um garotinho no porta-retrato, em uma foto preto e branco, ao lado de uma moto]. Meu pai já era motociclista, um bom motociclista. O irmão dele também era. Mas nós éramos pobres, então era comum comprar moto e não carro, porque carro era para rico.

S.O.S. Emergência: Residente raspa a cabeça de paciente por engano

No episódio de S.O.S. Emergência deste domingo, dia 23, que a Rede Globo exibe às 23h10, logo após o Fantástico, Dr. Wando (Bruno Garcia) resolve pregar um trote no residente Diego (Pedro Henrique Monteiro) e pede para ele raspar o cabelo de um paciente para uma craniotomia. O paciente deveria ser um campeão de vale-tudo que está no hospital apenas porque torceu o pé.

No entanto, neste meio tempo, o lutador recebe alta e, em seu quarto, é internado, por pedra no rim, César (Carlos Vieira), um famoso apresentador de telejornal. O residente raspa o cabelo do moço e quem tem que resolver todo o problema causado é o diretor Dr. Solano (Ney Latorraca).

Fantástico: O Curioso vai a São Paulo e ao Ceará neste domingo, dia 23

O repórter Curioso, interpretado por Lázaro Ramos, vai atrás de novas histórias pelo Brasil e visita Russas, no Ceará, e Campinas, em São Paulo no Fantástico deste domingo, dia 23, às 20h45, logo após Domingão do Faustão, na Rede Globo. No episódio “Eu e meu primo”, os funcionários da fictícia TV Tigela questionam o porquê de algumas pessoas reagirem mal ao que é diferente. Assim, o Curioso sai em busca de personagens da vida real que não se amedrontaram com dificuldades e olhares de estranhamento.

Primeiro, um repórter da equipe do Curioso (interpretado por Luís Miranda) faz uma visita, em São Paulo, a uma escola que oferece cursos sobre a cultura LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais ). Em Fortaleza, o Curioso (Lázaro Ramos) encontra Luma Andrade. Luma faz doutorado em educação na Universidade Federal do Ceará e é, de acordo Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, o primeiro travesti a alcançar esse nível da carreira acadêmica no país. Luma conta o que enfrentou para chegar onde está hoje.

O quadro O Curioso é uma criação do ator Lázaro Ramos, que também protagoniza e dirige os episódios exibidos no Fantástico.

Domingão do Faustão: Cláudia Leitte participa do Música da Minha Vida

No Domingão do Faustão que a Rede Globo exibe neste domingo, dia 23, às 18h, logo após o Futebol 2010, a cantora Cláudia Leitte participa do quadro Música da Minha Vida. Nele, fãs da cantora contam suas histórias de vida relacionadas aos sucessos da musa.

No Domingão Aventura, Faustão mostra uma família que cria um animal diferente: eles têm um hipopótamo em casa.

E na Dança dos Famosos, Christine Fernandes, Sheron Menezes, Fernanda Souza e Ana Maria Braga se apresentam ao som da lambada.

Passione: Mauro agarra Diana e lhe dá um beijo na boca. Ela retribui com um tapa

O triângulo amoroso que envolve Gerson (Marcello Anthony), Diana (Carolina Dieckmann) e Mauro (Rodrigo Lombardi) promete esquentar Passione na semana que vem. Depois de ter se decidido a ficar com o piloto de Stock Car, Diana será agarrada por Mauro, ficando confusa.

Em cena prevista para ir ao ar na terça-feira, a jornalista irá atrás de Mauro na metalúrgica lhe cobrar satisfações. Irritada, ela vai querer saber o que ele foi fazer à noite, na frente de seu prédio. E por que ele não contou a Gerson que esteve lá.

- Você se diz tão honesto, tão transparente... Por que mentiu pro seu amigo? - vai perguntar Diana. -
O que você queria lá na porta do meu prédio? Me enfrentar? Me amedrontar?

Nesse momento, Mauro vai agarrar a jornalista e lhe dar um beijo apaixonado. Antes de tentar se soltar, Diana irá retribuir o beijo. Mas logo em seguida, dará um tapa no rosto de Mauro.

Ela dirá que não quer nada com ele e que se casará com Gerson. Mauro pedirá desculpas a Diana, alegando que perdeu a cabeça.

Depois que Mauro deixar a sala, Diana se lembrará do beijo e passará as mãos sobre os lábios. Será que a jornalista ficou confusa?

Anderson Müller participa de leitura na Academia Brasileira de Letras

Fora do ar desde o fim de Caminho das Índias, Anderson Müller, o Guarda Abel, participou de uma comemoração pela 100ª edição do livro "Menino de Engenho", de José Lins do Rego, essa semana.

O ator leu trechos da obra na Academia Brasileira de Letras, no Rio. Além da leitura, o filme "Menino de Engenho", de Walter Lima Jr, foi exibido e houve um debate com a presença do cineasta, do escritor José Castello e do professor Ivan Cavalcanti Proença.

Passione: Berilo (Bruno Gagliasso) ganha sala na Lear

Graças às exigências de Jéssica (Gabriela Duarte), Berilo (Bruno Gagliasso) finalmente ganha uma sala na Lear, a empresa de Olavo (Francisco Cuoco). É Jackie (Alexandra Richter) que acompanha o novo diretor para que ele conheça a sala onde vai trabalhar.

O italiano fica encantado, afinal, tem até nome na porta. Prática, a secretária avisa que depois Olavo explica qual será o serviço dele e se certifica de que está tudo do gosto dele, pois não quer Jéssica brigando com ela depois.

Berilo agradece, diz que está tudo ótimo e, depois que Jackie sai da sala, ele olha tudo encantado, senta-se na mesa que é agora é dele e faz uma ligação em segredo:

“Tesoro, sono io. Sto já na minha sala. É meravigliosa! Só é uma pena que você não está aqui comigo. Sentadinha no meu colo... Mexendo nos meus cabelos... Io beijando esse seu pescocinho lindo...”.

Nesse instante, a porta se abre abruptamente e Jéssica entra, estranhando o tom do marido:

“Está falando com quem, fragolone????”.

Tempos Modernos: Renato pede Nelinha em casamento

Nelinha andava preocupada com o comportamento de Renato, sem saber que o astronauta só estava tentando fazer uma surpresa. E não é que ele consegue?

Ele a leva para a festa no restaurante do Titã, onde estão Nara, Zeca, Hélia, Leal, Jannis e mais um monte de gente conhecida. De repente, Renato sobe em uma cadeira e pede que Nelinha suba em outra, a seu lado.

“O que é que você está aprontando, Renato?”, pergunta a jovem, encabulada.

Feliz, ele responde, deixando-a nas nuvens: “Eu e você não somos da terra firme, não adiante me ajoelhar... (...) Fecha os olhos... Imagina que você está flutuando comigo. Não tem nenhum peso... Nada que te lembre as preocupações na Terra. Estamos no espaço infinito... Como o amor que eu sinto por você, Nelinha...”.

Em seguida, ele a pede em casamento, na frente de todos. Zeca, que assiste a tudo, fica arrasado, enquanto Nelinha mal pode acreditar no que está acontecendo. Qual será a resposta da jovem?

Para descobrir, fique de olho nas cenas, que devem ser exibidas na segunda-feira (24/05).

Escrito nas Estrelas: Judite vai à festa no subúrbio

Cheia de ciúmes, Judite faz questão de ir com Guilherme, Tadeu e Laura à festa de aniversário de Zezinho. A esposa do médico sabe muito bem que Mariana vai estar no local e resolve ficar bem pertinho para vigiar a rival de perto.

Só que Judite é antipatia pura. Apesar de fingir estar adorando a festa, ela fica com nojo de tudo, não aceita nenhum salgadinho e sai de lá reclamando.

“Queria que eu achasse lindo aquela gente feia e mal-educada!? Não gosto de me misturar você sabe disso!”, diz Judite, deixando Guilherme irritado.

Enquanto isso, Mariana se desculpa com os familiares e amigos pelo comportamento da esposa de Guilherme.

“Homem bom e bonito com uma mulher daquelas... Desperdício de material... Tem que fazer reciclagem!”, declara Mundinha, sem saber que Mariana está louca para ocupar o lugar de Judite no coração do médico...

Fique de olho nas cenas, que devem ser exibidas a partir de segunda-feira, dia 24.

Malhação ID: PR avisa Antônio que vai ter que demiti-lo

Antônio organiza os remédios de Nanda quando Paulo Roberto o aborda: “Antônio, a gente precisa ter uma conversa bem chata...”. O pai de Cristiana sente o clima e fica preocupado. Ele pergunta ao amigo sobre o que se trata e Paulo Roberto, sem rodeios, solta: “Infelizmente eu vou ter que mandar você embora”. Antônio toma o maior susto.

Argumentando com o patrão

Antônio tenta, de todas as maneiras, saber o motivo. Ele sabe que Nanda aprontou feio, mas Paulo Roberto é seu amigo e não o mandaria embora sabendo que, neste caso, a culpa não foi sua. O pai de Bernardo explica: “A Cissa colocou a coisa de uma maneira que eu não tive outra saída. Se eu não te mandar embora, não tem reconciliação!”.

“Eu entendo, Paulo Roberto. Até agradeço tudo o que você fez por mim”, diz o pai de Nanda, arrasado. Ele faz o último pedido ao patrão: “Me dá um mês pra eu procurar outro emprego, lugar pra morar, resolver o problema do colégio das meninas...”.

Paulo Roberto é totalmente solícito: “Claro, com certeza. O aviso prévio é um direito seu. Fica tranquilo. Bom, eu vou indo. Se precisar de alguma coisa, me avisa, tá?”. Antônio fica sem saber o que fazer...

Fique ligado! A cena vai ao ar na quarta, dia 26/5.

Rede Globo transmite Internacional x São Paulo para SP neste domingo, 23

Neste domingo, dia 23, a Rede Globo transmite para São Paulo a partida Internacional x São Paulo, válida pelo Campeonato Brasileiro, direto do Beira Rio, em Porto Alegre. Os demais estados acompanham em HD (alta definição) Corinthians x Fluminense, também pelo Campeonato Brasileiro, jogando no Pacaembu, em São Paulo. Os jogos começam às 15h47, logo após o Globo Notícia.


Cléber Machado narra os lances no Beira Rio que conta com os comentários de Casagrande e José Roberto Wright, na análise da arbitragem. A partida no Pacaembu é narrada por Luís Roberto e tem como comentaristas Junior e Arnaldo Cézar Coelho.

Temperatura Máxima: Tá Dando Onda traz pinguim surfista no domingo, 23

O jovem pinguim saltador-de-rocha, Cadú Maverick se aventura em uma competição de surf em "Tá Dando Onda" (2007), filme inédito que a Rede Globo exibe em alta definição (HD) neste domingo, dia 23, às 14h, logo após Os Caras de Pau.

Na animação, Cadú Maverick é um surfista que participa de seu primeiro campeonato profissional. Seguido por uma equipe de filmagem que documenta suas experiências, o jovem surfista deixa a família e a casa no frio da Antártica, e viaja para participar do campeonato de Surfe Big Z., na Ilha Pingú.

Ao longo da viagem, Cadú faz muitos amigos como o surfista João Frango, do Pantanal, o famoso empresário do surfe Régis Belafonte, o olheiro de novos talentos, Mikey Abromowitz e a divertida salva-vidas Lani Aliikai. Junto com a nova turma, o atrapalhado Cadú tem bons momentos de descontração e se sente confiante para a competição.

A animação teve orçamento estimado de 85 milhões de dólares. E uma curiosidade: a vida real de surfistas famosos é mostrada durante todo o filme como parte da competição. Os surfistas Renato Mendes, do Brasil, Rory Nubbins, da Austrália e Tatsuhi Kobayashi, do Japão, tem suas histórias retratadas.

Os Caras de Pau: Jorginho e Pedrão tentam arranjar namoradas

Para Jorginho (Leandro Hassum) e Pedrão (Marcius Melhem) ter um relacionamento amoroso é complicado. Apesar de saberem da dificuldade, os dois decidem sair à procura de uma namorada no episódio de Os Caras de Pau, que vai ao ar neste domingo, dia 23, às 13h20, logo após o especial Poeira em Alto Mar, na Rede Globo. A dupla faz várias e divertidas tentativas para se dar bem com as mulheres.

Uma das ideias é ir a uma cartomante. Após tentar ler as cartas e não ter sucesso, mãe Shiva (Josie Antello) os aconselha a fazer uma simpatia e os dois saem felizes da consulta para comprar os ingredientes. Jorginho, com sua mania de economizar, coloca tudo pela metade e tem uma surpresa, diferente de Pedrão, que se dá bem com uma bela mulher (Wanda Grandi). Persistentes, os amigos não param por aí e continuam a busca de outras maneiras.

Ainda no programa, Pedrão (Marcius Melhem) e Jorginho (Leandro Hassum), conversando sobre namoro, relembram como era no tempo de seus avôs ao verem fotos antigas. Eles discutem quem era mais bem-sucedido e, de volta aos anos 50, eles reproduzem a disputa das gangues do avô de Pedrão e de Jorginho pelo amor de Mary Ann (Maíra Charken).

Os Caras de Pau tem redação final de Chico Soares e Marcius Melhem, direção-geral de Marcio Trigo e direção de núcleo de Marcos Paulo.

Rede Globo reexibe especial Poeira em Alto Mar neste domingo, 23

Neste domingo, dia 23, no lugar do programa Aventuras do Didi, será reprisado o especial Poeira em Alto Mar, às 12h25, logo após o Esporte Espetacular, na Rede Globo. Nele, Didi (Renato Aragão) e Peteco (Rodrigo Faro) embarcam em um transatlântico para viver uma história cheia de aventura, suspense, emoção e humor. Também estão no elenco de Poeira em Alto Mar os atores Milena Toscano, Ildi Silva, José Augusto Branco, Roberto Frota, Victor Fasano e Daniel Erthal.

Em uma louca fuga, Didi encontra Peteco, que o ajuda a escapar embarcando em um navio por acaso. Para despistar Sandoval (Miguel Nader), um marido traído em busca de vingança, Peteco e Didi substituem a dupla de apresentadores contratada para os shows do transatlântico. Porém, Sandoval descobre a farsa. Ao se esconder dele, Didi se depara com dois criminosos, Hernandez (Alexandre Zachia) e Kurtz (Paulo Vespúcio), negociando a compra da metade de um mapa do tesouro. A confusão aumenta quando Didi conta o que presenciou ao seu amigo Peteco e uma passageira, a vidente Mirela (Cristina Prochaska), escuta a conversa. A partir deste momento, todos começam uma corrida em busca do tesouro perdido.

Poeira em Alto Mar tem direção geral de Marcus Figueiredo, direção de Paulo Aragão e redação final de Paulo Cursino.

Fantástico: Megacidades: Zeca Camargo visita a Índia

No próximo domingo (23), você vai ver a penúltima escala da viagem de Zeca Camargo para a série "Megacidades". Desta vez, ele andou por Mumbai, na Índia, e visitou a favela de Dharavi, onde foi gravado o filme "Quem quer ser um milionário?".

Não perca, no Fantástico, hoje, depois do Domingão do Faustão.

Dança dos Famosos: Mulheres estão ansiosas para cairem na lambada

O Domingão do Faustão apresenta hoje uma nova etapa do elenco feminino do Dança dos Famosos. Mais uma vez, as competidoras têm que ter gingado para mostrar todos os passos da coreografia de lambada que aprenderam ao longo da semana.

Nos bastidores, a expectativa é grande. O professor de Sheron Menezes, Marcelo Grangeiro, está confiante e é só elogios à parceira de dança: “Eu tô muito animado, eu adoro lambada e você (Sheron) tá se saindo muito bem”.

Ana Maria Braga e o professor Renato Zóia prometem surpresas no palco do Domingão. “Vocês não têm noção do que virá, mas nos aguardem”, diz a apresentadora que completa resumindo o que significa o ritmo que irá dançar: “Lambada é um ritmo muito sensual. É um ritmo da conquista… eu acho que vai ser muito bom”.

Christine Fernandes também mandou seu recado: “Lambada é muito difícil, eu tô tentando fazer bonito e me esforçando bastante”.

Fernanda Souza e Alexandre Porcel também tentam garantir uma vaga na próxima fase e, apesar da difícil coreografia, estão muito animados para o grande show de hoje.

O Domingão do Faustão começa, á 18h.

Escrito nas Estrelas: Viviane recebe novo “presente” de Daniel

Viviane bem que tenta explicar a Ricardo que ganhou a correntinha de presente de Daniel pouco antes do acidente. Mas o médico duvida da palavra da jovem e começa a insinuar que ela e o rapaz tiveram um caso e, portanto, não tinham acabado de se conhecer, como ela havia dito.

Magoada, Viviane vai para seu quarto e acaba adormecendo. Ela tem um sonho com Daniel, vestindo roupas brancas. Os dois se abraçam, emocionados, e o espírito do rapaz declara: “Eu continuo te protegendo, Viviane, tou sempre perto de você! Coragem, vai dar tudo certo! Você vai ser a mãe do meu filho, confia em mim... Confia em mim...”.

Quando acorda, Vivi se surpreende ao encontrar uma rosa branca ao seu lado. “Daniel? Daniel...”, murmura, confusa. Só pode ter sido mais um presente de seu amigo. Mas como ele poderia ter deixado aquela rosa ali, se já está morto?

Não perca as cenas, que devem ser exibidas na terça-feira, dia 25.

Nanda Costa tem coleção com mais de 500 vinis

Fissurada por música, Nanda Costa tem uma coleção de mais de 500 vinis. A maioria está na casa dela, em Copacabana, mas alguns ficaram em Paraty, onde moram seus pais.

- Tenho de tudo: de Ella Fitzgerald a Adoniran Barbosa - orgulha-se a morena, que ainda hoje garimpa em lojas especializadas, feiras e sebos.

A relação com a música é antiga e vai mais longe: Nanda compõe. A primeira criação foi ainda em Paraty, quando tinha 15 anos.

- A canção vem meio pronta para mim, melodia e letra - diz ela, que, quando fez 13 anos, pediu um violão de presente de aniversário: - Ele anda comigo para todos os lados.

Autodidata, também toca berimbau e arranha algumas notas na flauta transversal. Como se não bastasse, imita o som do agogô com a boca.

- Adoro. Vivo fazendo saraus lá em casa.

Jayme Maratazzo: 'Brincar de voar é uma delícia. Um sonho'

Jayme Maratazzo, o Daniel de Escrito nas Estrelas, posou para o site Ego e contou na entrevista que o papel na novela das 18h surgiu por acaso.

- Estava caminhando pelo Projac quando a coordenadora de elencos me convidou para fazer o teste. Não tinha a menor pretensão de nada e, uma semana mais tarde, me avisaram que tinha sido escolhido. Talvez estivesse escrito nas estrelas - disse ele, que, filho do diretor Jayme Monjardim, passou a vida ouvindo perguntas sobre se não se tornaria ator.

No ensaio, ele encarou o desafio do fotógrafo e posou pendurado na laje de uma casa.

- Brincar de voar é uma delícia. É um sonho - disse ele que, como o espírito de Daniel, aparece sempre "voando" no folhetim de Elizabeth Jhin.

Ele também falou sobre alguns temas da novela, como espirtismo.

- Acredito em Deus, mas tenho a minha religião. Aprendi muito com o espiritismo e como eles conseguem tirar lições bacanas do dia a dia - diz.

Noiva de Zorra Total, Dig Dutra, de branco, sonha com o altar

Eterna noiva de Zorra Total, Dig Dutra aproveitou o mês de maio (mês das noivas) para posar para o catálogo do estilista paranaense Julyo Cesar. No ensaio, ela usou vários vestidos, desde modelos mais descolados até os tradicionais. Na vida real, a atriz namora o personal trainer Jean Demetrius, a quem chama de "namorido".

- Ainda não oficializamos a união, mas tenho certeza de que meus pais ficariam muito felizes de me verem entrar vestida de noiva na igreja. Por enquanto, eles podem se contentar vendo as fotos do catálogo - brinca a atriz.

Além do humorístico da TV Globol, Dig se dedica à turnê da peça "Os Pândegos", em que divide a cena com Wagner Trindade.

Filipe Galvão, o Fiuk, protagonista de Malhação ID e líder da banda Hori festeja a fama repentina, que na verdade é fruto de anos de muito trabalho

O próprio Filipe Galvão, ou melhor, Fiuk, admite: ''Estou realizando um sonho''. Com 19 anos, o menino que cresceu sob holofotes por ser filho de Fábio Jr. (fruto do casamento do cantor com a artista plástica Cristina Kartalian) agora adquire fama por seus diversos talentos. O fato de ter um pai famoso na verdade só o ajudou a ter inspiração, pois o sucesso veio à custa de muito trabalho e persistência. A banda Hori, por exemplo, foi formada por iniciativa dele há seis anos e só lançou o primeiro álbum em agosto de 2009. Para conseguir o papel principal de Malhação, ele também não teve nenhuma regalia. Fiuk chamou atenção pelo bom desempenho no filme As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodansky, que gravou no início do ano passado e tem lançamento neste ano, mas precisou fazer testes na Globo como qualquer ator iniciante da trama. Pode-se dizer que, por ser filho de Fábio Jr., a genética o ajudou bastante: ele herdou o talento e a beleza expressiva do pai, e se sai tão bem nos palcos como nas telas.

Como foi a sua escalação para o papel principal da nova temporada de Malhação? Você foi surpreendido com um convite para um teste, como no caso do filme As Melhores Coisas do Mundo?
O pessoal da produção de Malhação soube do meu trabalho no longa As Melhores Coisas do Mundo, da Laís Bodanzky. Eu fiz um papel bem legal, do irmão do protagonista, e a história é sobre adolescentes, tudo a ver com a novela. Eles gostaram e me chamaram para fazer um teste na Globo, que já era dirigido ao protagonista, Bernardo.

Muitos atores comentam sobre as diferenças entre fazer cinema e novela, já que a última é uma obra aberta, e o personagem passa por constantes mudanças. Como é esse desafio para você?
Novela é um trabalho bem mais intenso, do dia a dia mesmo. Eu estou aprendendo muito com os colegas e com essa experiência como um todo, que exige concentração, dedicação e, principalmente, ralação. Levo esse desafio a sério, pois, sendo o personagem todas as tardes, preciso ter muita responsabilidade. (a rotina de Fiuk na Malhação está tão corrida que ele só conseguiu tempo para conceder esta entrevista durante o intervalo para o almoço, entre as gravações da trama)

Como surgiu o convite para a banda Hori integrar a trilha de Malhação, e logo com a música de abertura?
Eu dei de presente um CD da banda Hori para o diretor Mário Márcio Bandarra, que ouviu e curtiu pra caramba. O Rogério Vaz, produtor musical da Malhação, achou que ficaria legal para a trilha. Ele compôs a música Quem Eu Sou, e nós gravamos.

A música Quem Eu Sou casa muito bem com o tema dessa nova temporada da trama, que é a busca e a afirmação da própria identidade. E você, chegou a ter as crises de identidade típicas dos adolescentes?
Adolescente não nasce sabendo de tudo, é uma época de descobertas na vida. Mas eu já tinha certeza do que queria, estar ligado à arte. Eu sempre gostei de música e de atuar. Na música, sempre estive envolvido, mas como ator eu só não sabia como começar...

Protagonista de novela, música estourando na abertura... Você já sentiu os efeitos dessa visibilidade tão grande no seu cotidiano?
Eu acho demais. Agora, a todo lugar que eu vou, a galera me reconhece, e isso é muito legal. Eles falam sobre o personagem, comentam as cenas mais marcantes, como a em que o Bernardo voou de balão, dão alguns palpites, torcem, querem tirar fotos... Sempre sonhei com o sucesso e estou adorando. Não é pretensão, é sonho mesmo. Sempre quis que as pessoas reconhecessem o meu trabalho, e que curtissem o som da nossa banda.

O seu personagem em Malhação, Bernardo, curte esportes radicais. E você?

Antes de Malhação, o meu esporte era o violão, a música, mas eu estou curtindo essa nova experiência de ter que aprender hockey por causa do Bernardo. Treino com profissionais e é bem gostoso praticar.

O Bernardo também é muito impulsivo e às vezes acaba entrando em algumas roubadas...
Eu só me arrisquei tanto assim na carreira. Há um ano, eu estava excursionando com a banda Hori e sofremos um acidente, o ônibus quase capotou. Ainda bem que no final saímos sãos e salvos.

O sucesso com as meninas que seu personagem tem na novela se repete na vida real?
O Bernardo é emotivo, eu também, e empresto este meu lado para o personagem. Mas ele tem essa coisa de ''pegar'' as meninas. Já eu dou mais valor à pessoa que está comigo. Não quero pegar, e sim conquistar, me apaixonar. Sou um romântico assumido e adoro agradar a minha namorada, a Natália.

Um dos diferenciais de Malhação é a interação com o público através da internet, com fóruns, blogs, comunidades e até mesmo uma websérie alternativa. Você também é ligado em tecnologia e redes sociais?
Essa interação da Malhação com os fãs pela internet é muito legal. Eu sempre coloco as novidades no Twitter, e posso ficar lado a lado com os fãs o dia inteiro (site da Hori: www.bandahori.com.br / Twitter do Fiuk: @Fiuk / Twitter da banda Hori: @bandahori / Myspace da banda Hori: www.myspace.com/bandahori).

Rede Globo 45 anos: Ação

Ação é um programa de entrevistas apresentado por Serginho Groisman onde são mostrados projetos sociais. Estreou em 11 de dezembro de 1999 como parte do projeto Brasil 500 Anos promovido pela Rede Globo e teria inicialmente 20 edições, mas tornou-se atração fixa na grade. Atualmente é exibido aos sábados na Rede Globo por volta das 7h40min com reprise no Canal Futura aos domingos às 7h e às quintas à 0h30min.

Rede Globo 45 anos.

Rede Globo 45 anos: Som & Fúria

Som & Fúria é uma minissérie brasileira, co-produzida pela Rede Globo em parceria com a produtora O2 Filmes, adaptada da série canadense Slings and Arrows, com direção geral de Fernando Meirelles, e núcleo de Gisele Barroco, Toniko Mello, Fabrizia Pinto e Rodrigo Meirelles. Estreou no dia 7 de julho de 2009, apresentando Felipe Camargo no papel principal, Dante.

Sinopse

Dante, Elen e Oliveira, amigos de longa data, têm a vida completamente impactada após uma apresentação de "Hamlet".

Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!

Rede Globo 45 anos: Meu Bem Querer

Meu Bem Querer foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, entre 24 de agosto de 1998 e 20 de março de 1999, contou com 179 capítulos. Foi escrita por Ricardo Linhares, supervisão de texto de Aguinaldo Silva e dirigida por Marcos Paulo e Roberto Naar.

Sinopse

A história se passa na fictícia cidade de São Tomás de Trás, no litoral nordestino. Custódia, mulher misteriosa aguça a curiosidade de todos do lugar por não sair de casa há mais de 20 anos, o que não a impede de controlar a vida dos habitantes de lá. Mas vai ter de enfrentar a força de Tonha da Pamonha que se rebela contra a vilã. Custódia obriga seu irmão Inácio a se candidatar a prefeitura. Inácio, junto com seu melhor amigo Martinho, acabam tornando-se prefeito e vice - prefeito.

Inácio é marido da perua Verena e tem um romance nada secreto com a cobiçada Ava Maria. Martinho nutre uma paixão secreta por Ava, mas só depois da morte de Inácio é que assume tal paixão e fica com ela.

Custódia também tem várias plantações de caju onde obriga crianças a trabalhar. E não só as crianças são humilhadas como também sua empregada, Jorgete.

A novela também conta a história de Padre Ovídio, que criou Antônio, cuja origem, mantém em segredo. O pastor da cidade, Bilac, também cria Juliano, um rapaz invejoso, sonso e dissimulado, apaixonado por Lívia, estuda para se tornar pastor e vai revelar seu mau caratismo ao longo da trama, em situação semelhante a do padre. Os dois religiosos vivem em pé de guerra e disputam os fiéis da cidade.

O pastor Bilac tem duas filhas: a meiga Rebeca e Lívia, menina voluntariosa e invejosa que é rejeitada pelo pai por que sua mãe morreu no dia de seu parto. Antônio e Rebeca são apaixonados desde a infância e planejam viajar juntos. Mas quem embarca com Antônio é Lívia, que casa-se com ele. Decepcionada, Rebeca acaba casando-se com Juliano, e acabam tendo uma filha, Ester. Anos depois Lívia e Antônio voltam para a cidade separados e também com um filho, Antônio Maciel Jr.

Rebeca e Antônio, ao longo do tempo, se encontram às escondidas mas não assumem o amor que tem um pelo outro por respeito aos pais. Lívia logo depois se arrepende e quer voltar para Antônio de qualquer jeito e nada a impedirá de crusar seu caminho.

No final, Antônio e Juliano descobrem que são irmãos, filhos de Inácio e Ava. Custódia, tia dos rapazes, que não podia ter filhos, separa os bebês e manda incendiar o berçário.

Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!

Por dentro da programação


09h00 Auto Esporte

12h25 Poeira em Alto Mar

18h00 Domingão do Faustão

Vem aí nas novelas

Malhação ID - Bê vê Cris e Flávio se beijando e fica mal.

Escrito nas Estrelas - Viviane conta verdade sobre correntinha.

Tempos Modernos - Renato pede Nelinha em casamento.

Passione - Jéssica flagra Berilo dando um telefonema.

Esporte Espetacular visita seleções inglesa e espanhola neste domingo

No Esporte Espetacular deste domingo, dia 23, que a Rede Globo exibe às 9h30, logo após o Auto Esporte, a série Superfavoritos da Copa faz uma visita aos craques das seleções inglesa e espanhola, a primeira colocada no atual ranking mundial da FIFA.

Na Inglaterra, a equipe encontrou com uma das maiores lendas do futebol mundial, Sir Bobby Charlton, campeão do mundo em 1966 e um dos grandes ídolos da história do Manchester United. Sir Bobby recebeu o repórter Andrei Kampff e o produtor Marcelo Pizzi no estádio Old Trafford. Na entrevista, ele falou sobre o título de 1966 e sobre a atual seleção inglesa de futebol. Para Bobby, essa Copa representa a maior chance que o país já teve de ser campeão desde 1966. A dupla encontrou ainda com Walcott, jogador do Arsenal e da seleção inglesa, que disputou a Copa de 2006 com apenas 17 anos e, agora, parte para o seu segundo Mundial.

- Temos bons valores individuais e um bom time. Fomos bem nas eliminatórias e, se jogarmos unidos, temos boa chance de ganhar a Copa da África do Sul - disse Walcott.

Na Espanha, a equipe visitou, entre outros, o meio-campo Xavi, ídolo do Barcelona e maior nome da seleção espanhola, e o brasileiro Marcos Senna, que se naturalizou para defender a seleção espanhola. Além de ter sido convocado para esta Copa, ele já disputou a de 2006 pela Espanha e foi campeão da Eurocopa de 2008. O especial lembra ainda de dois ídolos espanhóis do passado: o atacante Butragueño, que disputou as Copas de 1986 e 1990, e Guardiola, que foi campeão olímpico em 1992 e disputou a Copa do Mundo de 1994.

O programa apresenta também um flash ao vivo da largada da Stock Car, na etapa do Rio de Janeiro, direto do Autódromo Internacional Nelson Piquet, além dos 15 minutos finais da corrida, com a narração de Luis Roberto e Reginaldo Leme no local. Outra atração é o Grande Prêmio de Atletismo, que também ocorre no Rio de Janeiro e será exibido pelo Esporte Espetacular. Do Engenhão, Rogério Correa e Lauter Nogueira narram o evento esportivo.

Globo Rural estreia série sobre culinária do Amazonas no domingo

O Globo Rural estreia neste domingo, dia 23, às 8h, logo após o Pequenas Empresas, Grandes Negócios, uma série especial sobre a culinária do Amazonas. O foco das matérias serão os pratos indígenas, típicos de São Gabriel da Cachoeira, município que fica situado no extremo noroeste do Amazonas e que tem 75% de sua população formada por índios.

No domingo, serão mostrados pratos preparados pelos chefs Salomão Aquino e Josefa de Andrade. Conde Aquino e Dona Brasi, como são conhecidos, estiveram em São Paulo, num festival de culinária organizado pelo chef Alex Atala, e apresentaram seus pratos, à base de peixe, pimenta e derivados da mandioca, como o tucupi. O diferencial dos pratos são as formigas. A repórter Camila Marconato acompanhou inclusive uma caçada a esses insetos feita por uma família da tribo Baniwa, de São Gabriel da Cachoeira.

No decorrer da semana, a cada dia será apresentado um prato diferente da culinária do Amazonas: na segunda-feira, o pirarucu de casaca; na terça-feira, o café da manhã regional com pé de moleque, que no Amazonas é feito com massa de mandioca e castanha-do-pará; na quarta-feira, o peixe tambaqui na brasa; na quinta-feira, defumado de caititu; e na sexta-feira, popeca, que é peixe enterrado na brasa.

Uma Família da Pesada: Brian se apaixona por Lauren Conrad dia 21

No episódio de Uma Família da Pesada que a Rede Globo exibe neste sábado, dia 21, às 3h25 logo após o Altas Horas, Brian se apaixona pela estrela de um reality show muito famoso nos Estados Unidos.

Brian fica arrasado ao descobrir que sua ex-namorada, Jillian, está se casando. É então que ele conhece a estrela do programa "The Hills", Lauren Conrad, e começa a pensar que eles dois foram feitos um para o outro. Pouco tempo depois, no entando, ele começa a perceber que seu coração pode ainda pertencer a Jillian.

Passione: Totó recusa herança

Clara se apresenta para Totó, que reage encantado. Stela disfarça ao falar com o rapaz que a reconheceu e Sinval fica com ciúmes. Gerson é irônico com Mauro ao falar sobre seu casamento com Diana e Bete percebe a indignação do rapaz. Diana repreende Gerson por ter provocado Mauro. Eles chegam ao sítio da família e o casal fala com Totó sobre a herança que ele recebeu. Totó ouve a história de Fred e Clara.

Bete é obrigada a cancelar sua viagem à Itália e se desespera, deixando Mauro nervoso. Gemma conta toda a história para Totó, que fica estarrecido. Clara finge solidariedade ao sofrimento de Totó. Brígida concorda com a interdição que Saulo quer aplicar a Bete. Gerson treina no autódromo e Diana assiste o namorado. Ela liga para Mauro quando Gerson se afasta. Bete vai à casa de Saulo e exige que o filho retire o pedido de interdição. Stela passeia pelo shopping à procura de uma companhia.

Adamo vai procurar Clara e Fred a mando de Totó e eles ficam animados. Jackie mostra a sala de Berilo, que, assim que fica sozinho, faz uma ligação suspeita. Jéssica entra na sala, deixando o marido sem saber o que dizer. Olavo pergunta por Clô e Jackie faz insinuações sobre uma estranha saída da rival. Brígida fica intrigada ao ver Clô olhando para as casas na rua e reclama com Antero. Diana invade a sala de Mauro para saber por que ele não responde a seus telefonemas e dá de cara com Gerson. Totó afirma para Fred e Clara que não quer saber de nenhuma herança e nem do Brasil.

Fantástico: Quer ser a garota do clipe da dupla Zezé di Camargo e Luciano?

Neste domingo, o Fantástico vem cheio de novidades e você vai poder participar.

Você quer ser a garota do clipe do Zezé Di Camargo e Luciano?

Mande uma foto do seu rosto, um close bem legal, para o site do programa (www.g1.com.br/fantastico). Confira, durante o Fantástico, se você foi a escolhida.

Jornal Nacional

Aos 13, menino é o mais jovem a escalar Everest.

Confira do site do Jornal Nacional (www.g1.com.br/jornalnacional).