sexta-feira, 14 de maio de 2010

Viver a Vida

Não perca, hoje, o último capítulo de Viver a Vida, esse grande sucesso de Manoel Carlos. Logo depois do Jornal Nacional!

Rede Globo 45 anos: JK

JK foi uma minissérie brasileira de televisão exibida pela Rede Globo de 3 de janeiro a 24 de março de 2006, com 47 capítulos. Baseada na biografia do ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek. A minissérie foi escrita pela dramaturga Maria Adelaide Amaral, conhecida por se envolver em produções do gênero, e por Alcides Nogueira, além de Geraldo Carneiro, com a colaboração de Letícia Mey e Rodrigo Arantes do Amaral.

Dirigida por Dennis Carvalho, Amora Mautner, Vinícius Coimbra, Maria de Médicis e Cristiano Marques, o drama procura aliar aos fatos históricos um enredo e personagens fictícios, envolvendo diferentes núclos dramáticos com características típicas das novelas exibidas pela mesma emissora.

Foram os últimos trabalhos dos atores Ariclê Perez, falecida em 26 de março de 2006, (dois dias após o capítulo final da minissérie) e de Raul Cortez, falecido em 18 de julho de 2006, que fez uma participação vivendo o Ministro da Fazenda de Getúlio Vargas, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.

Trama

A minissérie é dividida em duas fases e acompanha a vida de Juscelino Kubitschek desde a infância, sendo que no primeiro episódio é retratada a morte de seu pai, João César Oliveira, quando ele ainda era um garoto. Logo, porém, a minissérie avança para a vida adulta de Juscelino que, tendo se formado em Medicina e se casado com uma jovem aristocrata, passa a participar da vida política de Belo Horizonte e Minas Gerais. Grande parte do apelo dramático da minissérie se encontra, durante este momento, na tensão entre o desejo reprimido de Juscelino em lançar-se à vida pública e sua relação com a esposa, Sarah, que não deseja que o marido se torne político como seu pai. Esta tensão gerou um conflito que perdurou durante praticamente toda a primeira fase da minissérie. Na segunda fase, estando a família Kubitschek já acostumada à vida pública de Juscelino, focaliza-se a ascensão política de Juscelino e, segundo previsões, o desafio enfrentado por ele para chegar à presidência (enfrentando tentativas de golpe) e a construção daquele que seria seu maior e mais criticado empreendimento, a cidade de Brasília.

Um dos pontos mais polêmicos da produção, porém, segundo algumas das críticas publicadas pela imprensa, foi o da inclusão de todo um conjunto de personagens fictícios que, segundo a minissérie, possuiria relações familiares com o protagonista, Kubitschek. Este conjunto de personagens criou um segundo núcleo dramático à minissérie, sendo muitas vezes mais focalizado que o núcleo principal durante diversos episódios e que contribui para atribuir um tom relativamente folhetinesco à produção, que do contrário ficaria restrita aos acontecimentos pretensamente históricos.

Ambiente

Além do estúdio, no Projac, foram gravadas cenas em ambientes externos. Durante 32 dias foram gravadas 140 cenas em Tiradentes, onde segundo o diretor Dennis Carvalho, parecia uma cidade cenográfica pois os habitantes da cidade já se acostumaram com o elenco, e quando foram embora até sentiriam falta. Algumas das cenas, principalmente as do primeiro capítulo, na cidade natal de Juscelino, a famosa Diamantina, nas ruas do centro histórico de Santos, e também em Belo Horizonte. A fazenda do Coronel Licurgo também é um ambiente externo.

Para reproduzir Brasília em um cerca de um mês tiveram que usar muita computação gráfica. Na cena da comemoração da posse, na Avenida Rio Branco, com multidão e muitos carros, que vai ao ar na estreia, também foi usada computação.

Danças

Juscelino sempre teve fama de pé-de-valsa e por isso muitos dos atores tiveram aulas de dança para se adaptar as danças da época. As aulas de dança aconteceram com o professor, bailarino e coreógrafo Jaime Arôxa. O professor ficou satisfeito com o resultado. Entre os que atores que tiveram que aprender a dançar estão os que interpretam JK, Sarah, Salomé, Naná, Amália, Leonardo Faria, Zinque, entre outros. Entre os estilos da época que aparecem na minissérie estão a valsa, o tango, o cake walk, e o maxixe.

Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!

Rede Globo 45 anos: Poeira em Alto Mar

Poeira em Alto Mar foi uma minissérie brasileira exibida pela Rede Globo, escrita por Renato Aragão com roteiro de Sérgio Madureira, direção-geral de Marcos Figueiredo, direção de núcleo de Paulo Aragão e redação final de Paulo Cursino. Estreou em 25 de fevereiro de 2008 e foi exibida até 29 de fevereiro de 2008, totalizando cinco capítulos.

Sinopse

Joana (Milena Toscano), a heroína da história, vive a mocinha forçada a se casar com Cicinho, filho do rico empresário Cícero de Nassau (Roberto Frota) para salvar o pai Armando Bento (José Augusto Branco) da falência. Para ficar a vontade e circular pelo navio, Joana se disfarça de menino. Disfarçada de João, ela conhece Davi (Daniel Erthal), imediato do navio e braço direito do Capitão Falcon (Victor Fasano). Joana está constantemente sob a mira da governanta Doroti (Ildi Silva).

O time de vilões é liderado por Hernandez (Alexandre Zachia), um bandido que possui a metade de um mapa de tesouro de diamantes, roubados de uma joalheria. A outra metade do mapa está com Ramon, irmão gêmeo de Hernandez, que está preso fora do país. Ramon encarrega seu capanga Kurtz (Paulo Vespúcio) de levar sua metade do mapa para Hernandez.

No navio também viajam Mirela (Cristina Prochaska), mulher mística e misteriosa, que atende clientes em sua cabinetenda e revela-se gananciosa e sem escrúpulos e Sandoval (Miguel Nader), um garçom forte e violento que tem uma situação mal resolvida com Didi.

Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!

Rede Globo 45 anos: Mulheres Apaixonadas

Mulheres Apaixonadas foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no seu horário nobre, das 21 horas. Foi escrita por Manoel Carlos com a colaboração de Maria Carolina e Vinícius Vianna e Fausto Galvão dirigida por Ricardo Waddington, Rogério Gomes, José Luiz Villamarim, Ary Coslov e Marcelo Travesso.

Foi exibida entre 17 de fevereiro e 10 de outubro de 2003, sendo substituída por Celebridade de Gilberto Braga, totalizando assim, 203 capítulos. Teve 170 capítulos exibidos na versão internacional. Foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo a partir do dia 1 de Setembro de 2008, substituindo a reprise de Cabocla. Seu último capítulo foi ao ar no dia 27 de fevereiro de 2009, totalizando 130 capítulos re-exibidos. Foi substituída por Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva.

A trama apresentou os atores veteranos Christiane Torloni, José Mayer e Tony Ramos, além de Helena Ranaldi, Paloma Duarte, Camila Pitanga, Carolina Dieckmann, Giulia Gam, Regiane Alves, Dan Stulbach e Ana Roberta Gualda nos papeis principais da história.

Sinopse

Mulheres Apaixonadas conta a história de Helena, que após muitos anos de união com o músico Téo, começa a questionar se é feliz em seu casamento. Helena tem uma vida regrada, vive um relacionamento bom e estável com Téo, sem grandes brigas, mas também sem muita paixão. Eles têm um filho, chamado Lucas. Helena é professora de História e trabalha como diretora na Escola Ribeiro Alves (ERA), propriedade de seu marido e da sua cunhada Lorena. Téo é saxofonista de uma banda de jazz, que tem como crooner a amiga Pérola, com quem no passado teve uma filha, Luciana, estudante de medicina. Pérola casou-se com o músico Ataulfo, também da banda de Téo, e com ele teve Jairo. Todos se relacionam como uma grande família.

O ponto crucial para as incertezas de Helena é a volta de César a sua vida. Quando conheceu Téo, Helena deixou seu namorado, César, para se casar com o músico. Desde então, não o reencontrou mais. No primeiro capítulo da trama, Helena recebe a notícia de que César está morando no Rio de Janeiro e que ficou viúvo. Ela também descobre que ele é neurocirurgião na Clínica Dr. Ângelo Moretti, onde Luciana trabalha e que sua filha, Marcinha, é aluna da ERA. Helena fica confusa com a novidade e passa a questionar ainda mais seu relacionamento com Téo.

Para todas as suas dúvidas sobre amor, casamento e desejo, Helena tem duas grandes amigas e confidentes: Suas irmãs Hilda e Heloísa. A primeira tem um casamento feliz e apaixonado com Leandro, e acaba enfrentando um grande desafio quando descobre estar com câncer de mama. Já a segunda vive um casamento em crise com Sérgio, que está prestes a se desmanchar devio ao ciúme doentio que Heloísa sente do marido, chegando até mesmo a esfaqueá-lo.

A novela conta com inúmeras histórias paralelas interessantes, como a da professora alcoólatra Santana, que luta com todas as suas forças contra a sua dependência química; a linda história de amor dos jovens Edwiges e Cláudios, que têm muitas pedras em seu caminho, como a espevitada Gracinha, que engravida do rapaz; as lésbicas Clara e Rafaela, que enfrentam muito preconceito por sua orientação sexual, a mimada Dóris, que não mede esforços para maltratar seus avós Leopoldo e Flora; a perua fogosa Sílvia, que acaba se envolvendo com Caetano, taxista e namorado de sua empregada Shirley; a sofrida professora Raquel, que além de se envolver com seu aluno (o jovem Fred), ainda apanha do ex-marido, o perigoso Marcos; a simpática Lorena, irmã de Téo e que acaba vivendo um romance com Expedito, um rapaz 20 anos mais jovem do que ela; e o casamento em crise de Marina e Diogo.

No auge da separação de Helena e Téo, ela acaba se envolvendo com César (durante seu namoro com Luciana), e Téo decide contar para Helena, junto com sua amiga e ex-prostituta Fernanda - mãe da encantadora Salete - que Lucas, filho adotivo de Helena e Téo, é na realidade filho do músico com Fernanda, com quem já viveu um caso no passado. Porém, enquanto estão indo se encontrar com Helena, os dois são vítimas de uma troca de tiros no Leblon, e entram em coma.

Fim

Após a morte de Fernanda, Inês - mãe da falecida - começa a explorar Téo, pedindo-lhe dinheiro sem parar e maltratando a neta Salete. O problema só se resolve no último capítulo, quando um exame de DNA comprova que Téo é o pai de Salete. O músico ainda dá uma nova chance ao amor e casa-se com Laura. O psicopata Marcos seqüestra Fred, com a ajuda de Dóris. O rapto acaba em tragédia: Marcos capota com o carro e ele e Fred morrem. Numa das últimas cenas, Raquel descobre que está grávida do finado estudante. Heloísa, após muitos surtos, acaba internada numa clínica psiquiátrica, e lá consegue se curar. Santana também se livra da dependência química. Edwiges e Cláudio se casam, e têm sua primeira noite de amor. Ele termina dando um apartamento para Gracinha, grávida dele. Estella tanto faz que conquista o Padre Pedro. O religioso larga a batina e decide morar na chácara junto com a perua, que se desfaz dos bens materiais. Diogo decide viver com Luciana, e Marina e Expedito ficam juntos. A vilã Dóris é punida no fim: Ela usa jóias para atrair um falso milionário para a cama, mas acaba sendo roubada, é espancada pelo pai, que a humilha no hotel. Leopoldo e Flora decidem morar no Retiro dos Artistas, e Vidinha e Sérgio acabam juntos. As lésbicas Clara e Rafaela batem de frente com o preconceito e decider morar juntas. Já Helena e César, após muitos mal-entendidos, se casam. As últimas cenas são na festa de formatura dos alunos da ERA.

Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!

Por dentro da programação

08h08 Radar

15h40 Sessão da Tarde/Geração X

20h55 Viver a Vida/Último capítulo

Malhação ID: Nanda beija Bernardo em cima do palco

Bernardo e Bia cantam sua primeira música romântica juntos. O show é um sucesso. Bia faz caras e bocas para ninguém duvidar de que ela é a namorada do gato que canta ao seu lado. Sorrateira, Nanda se dirige para os fundos do palco e aguarda. A música termina e a plateia ovaciona.

Nanda aparece de repente no meio do palco: “Essa música que você cantou pra mim é linda, Bernardo! Te amo!”. Ela agarra o cantor e lhe dá o maior beijaço! Todos presentes tomam um susto. Bernardo a afasta: “Tá maluca, garota! Segurança! Tira essa doida daqui!”.

Dois grandalhões chegam e levam Nanda embora. Presa em seus devaneios, ela fica sem entender a atitude de Bernardo: “Mas, meu amor...”, diz, enquanto é carregada. Sem outra saída, ele pega de volta o microfone e brinca com a plateia: “E a maluca ainda me chama de meu amor!”. Todo mundo ri da irmã mais nova de Cristiana, que, em sua loucura, enxerga as risadas aumentadas de forma grotesca...

Fique ligado! A cena vai ao ar na terça, dia 18/5.

Mais Você: Samantha Schmütz participa do Eu Sou o Show Especial

Nesta sexta-feira, 14, o Mais Você, que a Rede Globo exibe às 8h13, logo após o Radar, traz a atriz Samantha Schmütz no quadro Eu Sou o Show Especial. Além disso, ela participa de um animado café da manhã com Ana Maria Braga.


A apresentadora também mostra uma atividade divertida e saudável para todas as idades: andar de patins. E é claro que a Ana também entra na onda e aprende a patinar.

O passeio pela Ilha da Madeira mostra Ana Maria e Louro José no Pico do Areeiro. E, na culinária, confira uma receita de asinha de frango picante.

TV Globinho: Desenhos animados todas as manhãs na Rede Globo

Nas manhãs de segunda a sexta, logo após o programa Mais Você, a criançada se diverte com séries e desenhos repletos de animação e aventura na TV Globinho. Os apresentadores, sempre muito animados e ecléticos, se alternam chamando super-heróis, personagens engraçados, clássicos e bem inusitados. Confira abaixo as atrações do programa:

Os Pinguins de Madagascar

O esquadrão de elite do zoológico do Central Park, em Nova York, está sempre envolvido em algum plano mirabolante. Originário do filme "Madagascar", o desenho retrata os pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta em suas aventuras.

Os Incríveis Espiões

Spin-off de Três Espiãs Demais, o desenho traz as aventuras dos irmãos, Tony, Mark, Lee Clark e Megan, que foram escolhidos pela Organização Mundial de Proteção Humana para serem espiões internacionais. No desenho, os estudantes precisam conciliar a vida de adolescentes e as intensas missões de espionagem.

Dragon Ball Z

Dragon Ball Z conta a vida de Goku e o seu combate contra uma poderosa raça de guerreiros espaciais, os Saiyajins. Esses guerreiros querem combater outros poderosos que também pretendem conquistar o mundo. Tudo por que uma lenda Saiyajin diz que um deles chegará a ser o guerreiro mais poderoso do planeta.

Tico e Teco

Os desenhos animados da dupla reestreiam na programação da TV Globinho. Os dois simpáticos esquilos detetives da Disney voltaram para arrumar novas confusões. Seus amigos Monterey Jack, Geninha e Zipper não ficam de fora das aventuras.

Drake e Josh

A série Drake e Josh conta a história de dois semi-irmãos de 16 anos e temperamentos completamente diferentes, que sempre acabam provocando enormes confusões. Drake é descolado, popular e um tanto malandro. Josh é tímido, nerd, caseiro e pessimista.

Bob Esponja

Com episódios inéditos, Bob Esponja é uma esponja-do-mar que vive no oceano Pacífico e trabalha no restaurante de hambúrger do Seu Sirigueijo, um siri que só quer saber de dinheiro. Ele tem um vizinho, Lula Molusco, que vive se irritando com ele, e é o melhor amigo de Patrick, uma estrela-do-mar bem estúpida. A trupe passa por diversas situações engraçadas.

Três Espiãs Demais

Três adolescentes de Beverly Hills, Sam, Clover e Alex são espiãs comandadas por Jerry, líder da Organização Mundial de Proteção Humana. Elas dividem as missões e cuidam das preocupações do dia-a-dia, como provas de escola, garotos e compras. A grande rival delas é Mandy, uma patricinha fresca e mimada. O desenho de origem francesa já foi exibido em 29 países.

TV Globinho tem direção de núcleo de José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, e direção de Carlos Magalhães.

Vem aí nas novelas

Malhação ID - Nanda conta conversa que teve com Cissa.

Escrito nas Estrelas - Suely obriga Gilmar a marcar o casamento.

Tempos Modernos - Renato pede Nelinha em casamento.

Viver a Vida - Renata chama Felipe para morar com ela.

Fantástico: Ronaldo Fenômeno bate bola com time de freiras corintianas

Atenção, torcida brasileira! O repórter Maurício Kubrusly descobriu um time de freirinhas, todas corintianas, que bateu uma bola com o ídolo Ronaldo Fenômeno em pleno Parque São Jorge, em São Paulo! O craque tremeu.

A reportagem vai ao ar domingo no Fantástico, que vai mostrar ainda duas estreias: Lázaro Ramos encarna um repórter por acaso e descobre histórias engraçadíssimas em “O Curioso”. Outro destaque é o casseta Marcelo Madureira, que viajou para lugares insólitos em “Pacato Cidadão”. A primeira escala é na Coreia do Norte.

O Fantástico começa depois do Domingão do Faustão. Não perca!